No inicio da decada de 10 (2010), houve um projeto de modernização e expansão no transporte público da Região Metropolitana de São Paulo, envolvendo tanto o setor metroferroviário, como o rodoviário, na implementação de novas malhas, modernização e segurança nos serviços prestados, incluia a Região Metropolitana de São Paulo, além de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Era considerado o projeto mais importante do governo de José Serra, mas sua execução se estendeu pelos governos sucessores, com atrasos e cortes do Metrô, da EMTU, e da CPTM.
O projeto trouxe inovações com a adoção do Monotrilho e VLT (Veiculo leve sobre trilhos) na Baixada Santista, ambos considerado mais barato e de fácil implantação e adaptação.
Estimava-se que com a efetivação do plano o número de usuários do sistema metroferroviário aumentaria cerca de 55% na região metropolitana de São Paulo. Outro fator relevante seria a diminuição do tempo dos trajetos em aproximadamente 25%, o que pode se traduzir em mais de uma hora, a menos, durante todo um percurso. Nos projetos da chamada "Expansão São Paulo" (Extinto) seria criado novas linhas, que ligaria:
Água Branca - Itapecerica da Serra
Rebouças - Cotia
Dutra - Lapa (Arco-Norte)
Bonsucesso - ABC (Pirelli)
Tamboré - Jurubatuba - ABC (Arco-Sul)
Pirituba - Monte Belo
Tamanduateí - Alvarengas
Cachoeirinha - Lapa, projeto alterado mais tarde para Cachoeirinha - Ipiranga
Brasilândia - Cidade Líder, no projeto atual ligará Brasilândia - São Joaquim (Linha 6 Laranja), e esta em desenvolvimento o projeto da futura Linha 16 Violeta Oscar Freire - Jardim Brasília (Cidade Líder).
Também foi estudado levar as Linhas 1 Azul ou 17 Ouro até Diadema, Linha 9 Esmeralda até Lapa, Linha 13 Jade até Chácara Kablin.
Uma nova estação seria construida entre Bom Retiro e Campos Elíseos para funcionar como uma central, receberia as Linhas 7 Rubi, 8 Diamante, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira.
Também se falava na desativação da estação Júlio Prestes ou em mante-la para receber os futuros trem regional TIC (Trem Intercidades), as linhas implatada na estação Júlio Prestes seria; São Paulo - Campinas, São Paulo - Sorocaba, São Paulo - São Paulo José dos Campos.
Já a linha São Paulo - Santos partiria da futura nova estação ABC, mais tarde da futura nova estação São Carlos-Parque da Mooca.
Nenhuma das linhas foi implantada, mas segue nos projetos atuais do governo de São Paulo, a primeira linha será entre São Paulo - Campinas partindo da estação Palmeiras-Barra Funda.
Do projeto que seria o maior da rede metropolitana em decadas, pouco saiu do papel diante de dentos projetos que foi feito para a decada passada.
No meu ponto de vista por exemplo, como poderia ser a rede ferroviária e metroviária de São Paulo tendo como referencia as linhas ja existente:
Linha 1 Azul:
Tremembé ↔ Cupecê
Linha 2 Verde:
Cerro Corá ↔ Dutra
Linha 3 Vermelha:
Pompéia ↔ Rio Verde
Linha 4 Amarela:
Silva Teles ↔ Embu das Artes
Linha 5 Lilás:
Ipiranga ↔ Jardim Ângela
Linha 6 Laranja:
Taipas↔ Lins de Vasconcelos
Linha 7 Rubi:
Campos Elíseos ↔ Francisco Morato
Linha 8 Diamante:
Campos Elíseos ↔ Itapevi
Linha 9 Esmeralda:
Pompéia ↔ Parelheiros
Linha 10 Turquesa:
Campos Elíseos ↔ Rio Grande da Serra
Linha 11 Coral
Palmeiras-Barra Funda ↔ César de Sousa
Linha 12 Safira:
Brás ↔ Taiaçupeba
Linha 13 Jade:
Palmeiras-barra Funda ↔ Arujá
Linha 14 Ônix:
Santana de Parnaíba ↔ Cantareira
Linha 15 Prata:
Ipiranga ↔ Hospital Cidade Tiradentes
Linha 16 Violeta:
Oscar Freire ↔ Vila Brasilia
Linha 17 Ouro:
Caxingui ↔ Hospital Saboía / Ramal Aeroporto
Linha 18 Bronze:
Água Rasa ↔ Aracaré
Linha 19 Celeste:
Bom Clima ↔ Juscelino Kubitschek
Linha 20 Rosa:
Santa Marina ↔ Santo André
Linha 21 Marrom:
Cerro Corá ↔ Itapecerica da Serra
Linha 22 Bordo:
Pinheiros ↔ Vargem Grande Paulista
Linha 23 Roxa:
Água Funda ↔ Parada XV de Novembro
Linha 24 Ardósia:
Campos Elíseos ↔ Baeta Neves
Linha 25 Quartzo:
Brás ↔ Recanto Feliz
Linha 26 Oliva:
Peri ↔ Cerâmica
Linha 27 Xanadu:
Osasco ↔ Guapirá
Linha 28 Caqui:
Paulista ↔ Alphaville
Linha 29 Topázio:
Santo Amaro ↔ Sapopemba
Linha 30 Zircão:
Francisco Morato ↔ Campinas, extensão Aeroporto Viracopos
Linha 31 Jaspe:
Itapevi ↔ Sorocaba, extensões George Oetterer/Vila Amorim
Linha 32 Hematita:
Domingos de Moraes ↔ Cajamar
Linha 33 Azurita:
Linha 34 Turmalina:
Jardim Ângela ↔ Batistini
Linha 35 Rutilio:
Batistini ↔ Dom Bosco
Linha 36 Granada:
Dom Bosco ↔ Fernão Dias
Linha 37 Malaquita:
São Paulo ↔ Campinas, extensões Noroeste e Norte Paulista.
Linha 31 Jaspe:
Itapevi ↔ Sorocaba, extensões George Oetterer/Vila Amorim
Linha 32 Hematita:
Domingos de Moraes ↔ Cajamar
Linha 33 Azurita:
Tamboré ↔ Jardim Ângela
Linha 34 Turmalina:
Jardim Ângela ↔ Batistini
Linha 35 Rutilio:
Batistini ↔ Dom Bosco
Linha 36 Granada:
Dom Bosco ↔ Fernão Dias
Linha 37 Malaquita:
São Paulo ↔ Campinas, extensões Noroeste e Norte Paulista.
Linha 38 Cornalina:
São Paulo ↔ Sorocaba, extensões Oeste e Sudoeste Paulista.
Linha 39 Ágata:
São Paulo ↔ Santos, extensão Guarujá
Linha 40 Peridoto:
São Paulo ↔ São José dos Campos, extensão Cruzeiro
Linha 41 Alexandrita:
São Paulo ↔ Bragança Paulista, extensão São João da Boa Vista
Linha 42 Berilo:
Sorocaba ↔ Piracicaba, extensão Marilía
Linha 43 Água-Marinha:
Joaquim Montenegro ↔ Samaritá
Joaquim Montenegro ↔ Samaritá
Linha 44 Pérola:
Porto ↔ Cubatão
Porto ↔ Cubatão
Linha 45 Morganita:
Samaritá ↔ Itatins
Observação:
Estes itinerários das linhas não tem ligações alguma com a secretaria de transporte do estado de São Paulo, embora eu já tenha enviado alguns traçados de linhas que poderia ser implantado na rede metropolitana do estado de São Paulo. Alguns passaram para avaliações para ser usado no futuro da rede metropolitana.
Certamente seria um projeto ambicioso e altamente caro para ser implantado, e levaria longos anos devido a maneira que se implanta alguma malha ferroviária ou metroviária em São Paulo, obvio que até 2060 possa não haver nem 30 das linhas na rede metropolitana, mas no futuro a rede metropolitana de São Paulo haverá 35 ou mais linhas do Metro, Trem, VLT, Monotrilho e certamente implantadas por concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Estes itinerários das linhas não tem ligações alguma com a secretaria de transporte do estado de São Paulo, embora eu já tenha enviado alguns traçados de linhas que poderia ser implantado na rede metropolitana do estado de São Paulo. Alguns passaram para avaliações para ser usado no futuro da rede metropolitana.
Certamente seria um projeto ambicioso e altamente caro para ser implantado, e levaria longos anos devido a maneira que se implanta alguma malha ferroviária ou metroviária em São Paulo, obvio que até 2060 possa não haver nem 30 das linhas na rede metropolitana, mas no futuro a rede metropolitana de São Paulo haverá 35 ou mais linhas do Metro, Trem, VLT, Monotrilho e certamente implantadas por concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Transporte de qualidade é direito de todos cidadão, cobrem de seus Governantes da cidade e do estado.
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por S. Sioux