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Soluções Metroferroviárias



No inicio da decada de 10 (2010),  houve um projeto de modernização e expansão no transporte público da Região Metropolitana de São Paulo, envolvendo tanto o setor metroferroviário, como o rodoviário, na implementação de novas malhas, modernização e segurança nos serviços prestados, incluia a Região Metropolitana de São Paulo, além de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Era considerado o projeto mais importante do governo de José Serra, mas sua execução se estendeu pelos governos sucessores, com atrasos e cortes do Metrô, da EMTU, e da CPTM.

O projeto trouxe inovações com a adoção do Monotrilho e VLT (Veiculo leve sobre trilhos) na Baixada Santista,  ambos considerado mais barato e de fácil implantação e adaptação.

Estimava-se que com a efetivação do plano o número de usuários do sistema metroferroviário aumentaria cerca de 55% na região metropolitana de São Paulo. Outro fator relevante seria a diminuição do tempo dos trajetos em aproximadamente 25%, o que pode se traduzir em mais de uma hora, a menos, durante todo um percurso. Nos projetos da chamada "Expansão São Paulo" (Extinto) seria criado novas linhas, que ligaria:

Água Branca - Itapecerica da Serra
Rebouças - Cotia
Dutra - Lapa (Arco-Norte)
Bonsucesso - ABC (Pirelli)
Tamboré - Jurubatuba - ABC (Arco-Sul)
Pirituba - Monte Belo
Tamanduateí - Alvarengas
Cachoeirinha - Lapa, projeto alterado mais tarde para Cachoeirinha - Ipiranga
Brasilândia - Cidade Líder, no projeto atual ligará Brasilândia - São Joaquim (Linha 6 Laranja), e esta em desenvolvimento o projeto da futura Linha 16 Violeta Oscar Freire - Jardim Brasília (Cidade Líder).

Também foi estudado levar as Linhas 1 Azul ou 17 Ouro até Diadema, Linha 9 Esmeralda até Lapa, Linha 13 Jade até Chácara Kablin.
Uma nova estação seria construida entre Bom Retiro e Campos Elíseos para funcionar como uma central, receberia as Linhas 7 Rubi, 8 Diamante, 10 Turquesa, 11 Coral e 12 Safira.
Também se falava na desativação da estação Júlio Prestes ou em mante-la para receber os futuros trem regional TIC (Trem Intercidades), as linhas implatada na estação Júlio Prestes seria; São Paulo - Campinas, São Paulo - Sorocaba, São Paulo - São Paulo José dos Campos.
Já a linha São Paulo - Santos partiria da futura nova estação ABC, mais tarde da futura nova estação São Carlos-Parque da Mooca.
Nenhuma das linhas foi implantada, mas segue nos projetos atuais do governo de São Paulo, a primeira linha será entre São Paulo - Campinas partindo da estação Palmeiras-Barra Funda.

Do projeto que seria o maior da rede metropolitana em decadas, pouco saiu do papel diante de dentos projetos que foi feito para a decada passada.

Com mais linhas do trem e metrô e as novas linhas regionais, São Paulo entraria para o Top 5 dos melhores transportes públicos do mundo, ligar pontos estratégicos a outros ramais, ligações diretas para os aeroportos, rodoviárias, rodovias, novas linhas elaboradas com mais trens e eficiência de atendimento nos horários de pico, para fazer os paulistanos utilizar mais o metrô e trem e deixar o carro em casa, reduzindo a poluição do ar.

No meu ponto de vista por exemplo, como poderia ser a rede ferroviária e metroviária de São Paulo tendo como referencia as linhas ja existente:


Linha 1 Azul: 
Tremembé  Cupecê

Linha 2 Verde: 

Cerro Corá  Dutra

Linha 3 Vermelha:

Pompéia  Rio Verde

Linha 4 Amarela: 

Silva Teles   Embu das Artes 

Linha 5 Lilás: 

Ipiranga ↔ Jardim Ângela

Linha 6 Laranja: 

Taipas↔ Lins de Vasconcelos

Linha 7 Rubi: 

Campos Elíseos  Francisco Morato

Linha 8 Diamante: 

Campos Elíseos  Itapevi 

Linha 9 Esmeralda: 

Pompéia  Parelheiros 

Linha 10 Turquesa: 

Campos Elíseos  Rio Grande da Serra

Linha 11 Coral

Palmeiras-Barra Funda  César de Sousa

Linha 12 Safira: 

Brás ↔ Taiaçupeba

Linha 13 Jade: 

Palmeiras-barra Funda  Arujá

Linha 14 Ônix: 

Santana de Parnaíba  Cantareira

Linha 15 Prata: 

Ipiranga  Hospital Cidade Tiradentes

Linha 16 Violeta: 

Oscar Freire  Vila Brasilia

Linha 17 Ouro: 

Caxingui  Hospital Saboía / Ramal Aeroporto

Linha 18 Bronze: 

Água Rasa ↔ Aracaré

Linha 19 Celeste:

Bom Clima  Juscelino Kubitschek

Linha 20 Rosa: 

Santa Marina ↔ Santo André 

Linha 21 Marrom: 

Cerro Corá  Itapecerica da Serra

Linha 22 Bordo: 

Pinheiros  Vargem Grande Paulista

Linha 23 Roxa: 

Água Funda  Parada XV de Novembro

Linha 24 Ardósia:

Campos Elíseos  Baeta Neves

Linha 25 Quartzo: 

Brás  Recanto Feliz

Linha 26 Oliva: 

Peri  Cerâmica

Linha 27 Xanadu: 

Osasco ↔ Guapirá

Linha 28 Caqui: 
Paulista ↔ Alphaville

Linha 29 Topázio: 

Santo Amaro ↔ Sapopemba

Linha 30 Zirc
ão:
Francisco Morato  Campinas, extensão Aeroporto Viracopos

Linha 31 Jaspe:

Itapevi  Sorocaba, extensões George Oetterer/Vila Amorim

Linha 32 Hematita:

Domingos de Moraes  Cajamar

Linha 33 Azurita:

Tamboré ↔ Jardim Ângela

Linha 34 Turmalina:
Jardim Ângela  Batistini 

Linha 35 Rutilio: 

Batistini  Dom Bosco

Linha 36 Granada: 

Dom Bosco ↔  Fernão Dias

Linha 37 Malaquita: 

São Paulo   Campinas, extensões Noroeste e Norte Paulista.

Linha 38 Cornalina:

São Paulo ↔ Sorocaba, extensões Oeste e Sudoeste Paulista. 

Linha 39 Ágata:

São Paulo   Santos, extensão Guarujá

Linha 40 Peridoto:

São Paulo  São José dos Campos, extensão Cruzeiro

Linha 41 Alexandrita:
São Paulo   Bragança Paulista, extensão São João da Boa Vista

Linha 42 Berilo:
Sorocaba  Piracicaba,  extensão Marilía

Linha 43 Água-Marinha:
Joaquim Montenegro  Samaritá

Linha 44 Pérola:
Porto  Cubat
ão

Linha 45 Morganita:
Samaritá ↔ Itatins

Observação:

Estes itinerários das linhas não tem ligações alguma com a secretaria de transporte do estado de São Paulo, embora eu já tenha enviado alguns traçados de linhas que poderia ser implantado na rede metropolitana do estado de São Paulo. Alguns passaram para avaliações para ser usado no futuro da rede metropolitana.

Certamente seria um projeto ambicioso e altamente caro para ser implantado, e levaria longos anos devido a maneira que se implanta alguma malha ferroviária ou metroviária em São Paulo, obvio que até 2060 possa não haver nem 30 das linhas na rede metropolitana, mas no futuro a rede metropolitana de São Paulo haverá 35 ou mais linhas do Metro, Trem, VLT, Monotrilho e certamente implantadas por concessões e parcerias público-privadas (PPPs).

Transporte de qualidade é direito de todos cidadão, cobrem de seus Governantes da cidade e do estado.


Obrigado pela visita no blog.

por S. Sioux





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