Soluções Metrô-Ferroviárias


As cenas do Metrô e da CPTM superlotado em São Paulo chamam a atenção da imprensa estrangeira. A Agência de notícias Reuters distribuiu uma série de imagens dos trens lotados no horário de pico, destacando que a maior cidade brasileira enfrenta “alguns dos piores engarrafamentos do mundo”.
A agência diz que, na cidade com 20 milhões de habitantes, muitos passageiros gastam até três horas para percorrer distâncias de aproximadamente 14 quilômetros na área mais rica e principal centro financeiro do País.
O trânsito da cidade de São Paulo é um dos piores do mundo, comparável ao de Bangcoc (Tailândia), Pequim e Xangai (China), Cairo (Egito), Calcutá e Chennai (Índia) e Jacarta (Indonésia). 

São Paulo tem 5 milhões de veículos só na capital. Nas horas de rush, os congestionamentos atingem, em média, 120 quilômetros. Na ida para o trabalho, na volta para casa, sempre o mesmo obstáculo: trânsito congestionado. São longas filas que paralisam a vida de todos. O trânsito de São Paulo virou um drama que estressa, que angustia, que assusta e que mata.


Alternativas, não soluções. Os especialistas trabalham com afinco, mas não conseguem vencer o desafio. O sistema viário já está saturado, tem mais carros do que as vias comportam na circulação do dia-a-dia. O sistema viário cresceu 30% nos últimos 15 anos, enquanto a frota cresceu 270.


A CET-SP se desdobra para minimizar os congestionamentos. Com monitores, guardas de trânsito e fiscais, a companhia tenta cobrir os 17 mil quilômetros de vias da cidade. Mas o esforço não é suficiente para resolver o problema.


Uma das soluções para acabar com este transtorno seria mais investimento nos transportes ferroviários e metroviários. Trem na Capital Paulista ligando pontos estratégicos a outros ramais, ligações diretas para o aeroportos e rodoviárias, novas linhas elaboradas com mais trens e eficiência de atendimento nos horários de pico, para fazer o Paulistano utilizar mais o metro e trem e deixar o carro em casa. E claro ligações entre a capital com o interior e litoral Paulista.


Com mais linhas da CPTM e 
Metrô e construção das linhas de trens regionais, os problemas seria resolvidos por fim e São Paulo teria um transporte de qualidade e eficiência e menos veículos rodando nas rodovias e na capital paulista durante a semana.

Vejam só no meu estudo por exemplo como poderia ser a rede ferroviária e metroviária de São Paulo: 


Linha 1 Azul: 

Cantareira - Diadema

Linha 2 Verde: 

Cerro Corá - Dutra

Linha 3 Vermelha: 

Pio XI - Jacu Pêssego 

Linha 4 Amarela: 

Isolina Mazzei - Embu das Artes  

Linha 5 Lilás: 

Jardim Ângela - São Caetano 

Linha 6 Laranja: 

Brasilândia - Cidade Líder  

Linha 7 Rubi: 

Jundiaí - Francisco Morato - Central Bom Retiro

Linha 8 Diamante: 

Amador Bueno - Itapevi - Central Bom Retiro

Linha 9 Esmeralda: 

Parelheiros - Central Bom Retiro

Linha 10 Turquesa: 

Central Bom Retiro - Rio Grande da Serra - Salesópolis

Linha 11 Coral: 

Central Bom Retiro - Mogi das Cruzes - Guararema

Linha 12 Safira: 

Central Brás - Suzano

Linha 13 Jade: 

Central Brás - Santa Isabel

Linha 14 Ônix: 

Itapecerica da Serra - Mogi-Dutra

Linha 15 Prata: 

Praça Monumento - Hospital Cidade Tiradentes

Llinha 16 Oliva: 

Cerro Corá - Dutra

Linha 17 Ouro: 

São Paulo-Morumbi - Jabaquara

Linha 18 Bronze: 

Tamanduateí - Alvarengas

Linha 19 Celeste: 

GRU Airport - Congonhas Airport

Linha 20 Rosa: 

Limão - Prefeito Celso Daniel

Linha 21 Marrom: 

Antartica - Autódromo

Linha 22 Bordo: 

Vargem Grande Paulista - Central Bom Retiro

Linha 23 Creme: 

Brasilândia - Americanópolis

Linha 24 Hematita:

 Mairiporã - Pinheiros

Linha 25 Topázio: 

Barueri - Antonio Gianetti

Linha 26 Ametista: 

Americanópolis - Bonsucesso

Linha 27 Turmalina: 

Araçariguama - Guaianazes

Linha 28 Granada: 

Jundiaí - Ribeirão Pires 

Linha 29 Tanzanita: 

Embuçu-Guaçu - Arujá

Linha 30 Âmbar:

Cercania R1 Viracopos Airport  - Jundiaí

Cercania R2 Americana - Sousas

Cercania R3 Capivari - Pirapora do Bom Jesus

Linha 31 Ágata:

IC Barretos - Caraguatatuba

ICE Campinas - Valongo-Santos

Linha 32 Azurita:

Cercania R1 Colina Nova Boituva - Amador Bueno 

Cercania R2 Araçoiba da Serra - Itu

Cercania R3 Pôrto Feliz - Serrano

Linha 33 Jaspe:

IC Itararé - Cruzeiro 

ICE Itapetininga - Aparecida 

Linha 34 Pérola:

Cercania R1 Cidade Planejada - Mairiporã 

Cercania R2 Itatiba - Nazaré Paulista

Linha 35 Crisoprásio: 

IC Pereira Barreto - Águas de Lindóia

Linha 36 Amazonita: 

IC Ituverava - Apiaí 

ICE Franca - Cananéia

Linha 37 Quartizo: 

IC Itaporanga - São Luis do Paratinga 

Linha 38 Galena:

IC Santa Fé do Sul - Ubatuba

ICE Fernandópolis - Caraguatatuba 

Linha 39 Mangano:

IC Miguelópolis - Peruíbe 

Linha 40 Obsidiana:

IC Presidente Epitácio - Bananal

ICE Presidente Prudente - Campos do Jordão

Linha 41 Larimar:

IC Marujá - Picinguaba 

Linha 42 Cianita:

IC Dracena - Cunha


Observação

Cercania seria um trem regional de curta distância com ramal.

IC "Interubano Cidades" seria um trem regional de longa distância capacitado para 

percorrer uma distancia de aproximadamente 160 km/h.

ICE "Interubano Cidades Expresso" seria um trem regional de longa distância expresso 

capacitado para percorrer uma distancia de aproximadamente 200 km/h.